sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Alexandre

!Demonstrar é a chave!

Quando alguém utiliza um software pouco tem a noção do quanto foi trabalhoso a sua produção e adoção. Claro que isso muitas vezes não importa para o usuário que recebe, instala e o utiliza, mas vou levantar um tópico de extrema importância para a vida se um programa.
O sucesso do software está diretamente ligado a sua demostrabilidade.
Mas o que na verdade quer dizer isso?
"Do Lat. demonstrabilitate - s.f., qualidade daquilo que pode ser demonstrado", que implica em "adj., provado, evidenciado."
Todo aquele software que passou por um período de degustação tem mais chances de não ser apenas mais um no mercado.
Deixe me fazer uma analogia: Imagine meu amigo João. Ele está desempregado a 6 meses e veio me pedir ajuda para sair desta difícil situação. Primeira coisa que eu lhe perguntei: Onde você entregou seus currículos? Qual não foi meu espanto quando descobri que ele não tinha impresso nenhum. Ele não se demonstrou para o mercado.
O mesmo acontece com um programa. Se não "sair pra rua" não conseguirá um "emprego".

(fonte :COSTA, R. S.; FREITAS, H. Um Estudo Exploratório do impacto da demonstrabilidade da TI nas Decisões de Compra de Novas Tecnologias da Informação. Submetido ao XXXII EnANPAD. Rio de Janeiro/RJ: ANPAD, 2008.)

O quadro acima mostra o dois pontos de vista em relação à demonstrabilidade:Clientes e fornecedores de TI. No quadro vemos mais uma evidência do que aqui eu defendo.
Por fim, opensar em distribuir um software sem antes pensar em seu marketing, sem antes passar por versões de testes, sem oferecer ao seu cliente uma oportunidade de conhecê-lo, é um desafio muito grande. Diria que até emsmo impossível. Tudo isso pode ser contornado com um bom planejamento, enfim, com metas bem definidas e estruturadas.

Nenhum comentário: