sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Patrícia

O Mercado de TI.

A cada dia que passa torna-se mais difícil a implantação de projetos de TI nas empresas. Os grandes gestores envolvidos nessa área estão cada vez mais sob pressão para reduzir custos e justificar seus investimentos. As decisões envolvem um nível de risco bem significativo e o custo/beneficio que a empresa terá com a implantação dessa nova tecnologia. E quando falamos de compra de software então a incerteza fica maior ainda. Será que esse novo produto atenderá minha necessidade? Será que ele retornará o valor estimado para tal investimento?
E pensando nessas questões, podemos dizer que demonstrar um produto é um fator essencial para que uma empresa o adote. O fato de o comprador poder verificar como determinada ferramenta funcionaria em determinada situação faz com que essa tecnologia seja aceita de forma mais rápida, ao contrário das outras que não possuem demonstração causando dúvida quanto a sua eficácia.
Mas a demonstração do produto não garante a sua venda. Isso ocorre porque qualquer implantação é muito bem analisada pelos gestores da empresa e existem vários fatores que contribuem para essa análise. A percepção do grau de inovação, a relação entre essa tecnologia e os valores existentes na empresa, o grau de dificuldade para compreender e usar os recursos e como os resultados é vistos pelo público interno ou externo também contribuem para a decisão de aquisição do produto.
Claro que as atitudes de cada membro também participam desse processo. Algumas delas estão relacionadas com a maneira de como elas influenciarão no resultado final, outras estão relacionadas ao interesse pessoal e social, de como essa inovação vai beneficiá-lo em suas atividades de modo que esse indivíduo ganhe um reconhecimento social, outras atitudes podem ser positivas ou negativas de acordo com as conseqüências finais, enfim, no decorrer dos anos foram observados vários modelos de decisão para a compra de TI, mas o mais eficaz continua sendo a demonstrabilidade. Ela é a atitude mais positiva em relação à aquisição de uma determinada tecnologia. Com ela, os profissionais podem demonstrar os resultados e justificar o valor do investimento de maneira que não haja dúvida referente à implantação de uma nova solução.
Mas uma coisa que não podemos esquecer é que todo o produto desenvolvido deve ser elaborado para total satisfação do usuário final. Ele é a peça chave para qualquer sucesso no desenvolvimento de software ou qualquer outra tecnologia. Sem a aprovação desse usuário, o seu projeto será mais um em meio a tantos outros. Por isso, para se destacar no mercado de TI e ser um profissional completo você deve ter conhecimento em duas linguagens: a linguagem técnica e principalmente a linguagem do usuário. Se você dominar essas duas linguagens de forma clara, eficaz e objetiva será um profissional completo.

Nenhum comentário: